Censo Econômico da Radiodifusão do Paraná

Fernando Morgado foi consultor e supervisor do estudo que revela o investimento publicitário no rádio paranaense

Coordenação de comunicação FENAERT-UNINTER

Como consultor, Fernando Morgado coordenou a atuação da FENAERT na primeira pós-graduação do Brasil em Gestão de Empresas de Radiodifusão

Valores de marca e apresentação institucional Fanática FM

Fernando Morgado escreveu os valores da marca e o roteiro da apresentação institucional da rádio do Grupo Fanática


Projetos realizados

Quem Recomenda

"Cara, você é craque mesmo!”
Silvio Santos, empresário e animador


“Desde o primeiro instante em que conheci Fernando Morgado fiquei encantada com a pessoa que é: inteligente, culto, dedicado e de uma simplicidade genial! Fernando é apaixonado pelo seu trabalho, e isto faz dele uma das pessoas que mais entendem de rádio. É um privilégio tê-lo como amigo.”
Marise Westphal Hartke, vice-presidente da FENAERT e da ABERT


“Caro Morgado, acabo de ler as últimas páginas da biografia do saudoso mestre Blota Jr. Confesso que viajei, literalmente, no tempo com a sua preciosa narrativa. Que história admirável Blota escreveu em seus 79 anos bem vividos. Lamento profundamente não ter estado ao lado deste grande professor, cuja carreira norteou tantos talentos. Seu livro deveria ser leitura obrigatória à todos os estudantes de comunicação.”
Gugu Liberato, apresentador de TV


"Fernando Morgado é um craque da pena. O livro 'A elegância no ar', contando a trajetória de Blota Jr., é uma obra prima."
Reinaldo Polito, autor de best-sellers, maior referência em oratória no Brasil


“Conheci o Fernando no final de 2014, num evento em Porto Alegre, mas parece que somos amigos há muito mais tempo. É uma pessoa que, ao pronunciar cada palavra, nos ensina muito. É sempre muito focado em tudo o que faz. Com a migração do AM para o FM, numa de suas palestras aprendi que, para vencer os desafios impostos pelas novas tecnologias e pelo cenário econômico, é importante estarmos atentos aos nossos conteúdos e que o meio rádio tem que permanecer unido sempre.”
Michel Micheleto, diretor executivo da rádio e portal Banda B, Curitiba/PR


“Interpretar a comunicação e suas transformações requer altos níveis de visão sistêmica. Daqui a 100, 150 anos, provavelmente seremos estudados como os ‘sobreviventes’ da transformação tecnológica e comportamental de consumo. Um desafio que, hoje, parece estar permanentemente em modo refresh. No Brasil, temos poucos pensadores. Impossível não destacar o relevante trabalho do especialista em comunicação Fernando Morgado, fonte segura e qualificada de pesquisa e conhecimento para todos os profissionais da área.”
Luciano Costa Hoerbe, gerente de redes e afiliadas das rádios do Grupo RBS


“Fernando Morgado, escritor, palestrante, brilhante pesquisador. Sua dedicação ao que faz chega a ser comovente. A biografia de Blota Jr. com a qual ele nos brindou é prova cabal de suas qualidades. Fernando Morgado é o exemplo vivo de que a juventude e a sabedoria podem conviver harmonicamente em uma só pessoa.”
Blota Neto


“Fernando Morgado me impressionou desde a primeira vez que o vi, quando trabalhamos juntos, em 2008, no projeto da BEAT98. Mais novo ainda, já sabia comandar nossos trabalhos de equipe, sempre com uma fala segura de quem conhece do que está falando. É o último grande fã do rádio e sabe muito da história e do momento desse veículo e também da televisão. E se tornou um grande analista e estrategista desse mercado. Sou grande fã!”
Eduardo Andrews, consultor, coordenou as maiores rádios musicais do Brasil


“Fernando Morgado é um pesquisador sumamente interessante, tanto pelos seus conhecimentos quanto por sua responsabilidade frente aos temas que se propõe a tratar. Especialista na história e conceitualização dos meios de comunicação, em particular rádio e TV, foi convidado por nós para vir ao México ministrar um curso sobre linguagem audiovisual em apresentações de projetos de design, tendo mostrado a qualidade e fertilidade dos seus conceitos diante de um público universitário que aproveitou muito bem os seus ensinamentos. Fernando é, sem dúvida, um jovem pesquisador com muito futuro, uma referência para nós a partir do seu trabalho na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, e, além disso, um extraordinário amigo. O tipo de pessoa com quem você gostaria de contar em qualquer equipe de trabalho.”
Alejandro Tapia, professor da Universidad Autónoma Metropolitana e da Escuela de Diseño del Instituto Nacional de Bellas Artes do México, publisher da Ars Optika Editores


“Fernando Morgado é um daqueles casos preciosos de profissional que atua no mercado e faz pesquisa em comunicação. Cuidadoso e detalhista, possui uma habilidade de análise do universo da comunicação – passado, presente e futuro – muito sensível e certeira. É um profissional comprometido, responsável e antenado. Fácil de trabalhar, prestativo e generoso.”
Elisa Marconi, coordenadora de programação da Rádio Globo São Paulo


“Fernando Morgado faz parte do grupo dos pesquisadores natos, que talvez tenham explorado o potencial mais poderoso dos blogs. Misturando a precisão e simplicidade de uma prosa madura à prolífica velocidade de um fluxo automático de ideias, produziu, ao longo de apenas um ano, um livro repleto de informações preciosas sobre a história da televisão brasileira, misturada a outros assuntos que o qualificam como um almanaque. Se isso for parte do futuro da pesquisa histórica no Brasil, temos todas as razões para comemorar.”
André Stolarski (1970-2013), foi diretor de comunicação da Fundação Bienal de São Paulo

“Fernando é um professor extraordinário. Além de ter muito conhecimento sobre o assunto, sua forma de ensinar é muito apropriada e está sempre disposto a ajudar os alunos. Eu realmente gostei de fazer seu curso sobre como fazer uma apresentação na Universidade Autônoma Metropolitana da Cidade do México.”
Alzira Moises, Coaching: herramientas para el cambio

“Fernando Morgado participa, todas as terças-feiras, do quadro 'O rádio faz história' no programa Todas as vozes, que apresento na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro. Com seu conteúdo colaborativo, dá show de conhecimento no ar sobre o passado, o presente e as perspectivas para este fascinante meio de comunicação. Em cada terça, uma aula. Sem preconceitos e com visão ampla do cenário, Fernando não trata apenas do rádio do Rio de Janeiro. Mostra áudios e conta ótimas histórias de diferentes regiões do país. Mesmo bem jovem, Fernando já é referência em palestras, planejamento estratégico de emissoras, em seu blog sobre comunicação e como escritor. É, com justiça, o responsável pela biografia autorizada de Blota Jr., ex-diretor e apresentador de grandes emissoras de rádio e TV de São Paulo. Sem dúvida, é motivo de muito orgulho para mim contar, no programa de rádio Todas as vozes, com o conteúdo colaborativo de quem tem tanta clareza e tanto conteúdo sobre o meio rádio. Parabéns, Fernando!”
Marco Aurélio Carvalho, apresentador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

“Sou leitor assíduo dos textos do Fernando Morgado. Não basta saber como se faz rádio. Na atualidade, faz-se necessário também entender a emissora em seu contexto. É justamente disto que se trata o aporte de conteúdo oferecido pelo Fernando em seu site, em suas palestras, em suas aulas e em suas entrevistas.”
Luiz Artur Ferraretto, professor da UFRGS

“Eu conheci o trabalho do Fernando Morgado pela internet, através de um artigo que ele lançou chamado ‘Blota Jr.: a elegância no ar’. Quando li, pensei: ‘Que profissional competente! Mesmo sem ter conhecido pessoalmente o meu avô, Blota Jr., as palavras que ele usa para descrevê-lo são exatas, certeiras’. Além da competência, o que mais me chamou atenção no Fernando foi a personalidade na escrita e a sinceridade. Depois do artigo sobre meu avô, passei a acompanhá-lo, pois adoro a história do rádio e da televisão, bem como os seus heróis. O mais incrível foi nossa aproximação e amizade. Comecei a escrever para ele, participar dos seus blogs e um dia entrei em contato. As conversas sobre televisão e rádio e o conhecimento que ele mostrava fizeram com que meu pai e eu o convidássemos para ser o autor da biografia do Dr. Blota Jr. Graças a Deus, ele aceitou. E o livro está impecável. A televisão e o rádio precisam de pessoas como o Fernando Morgado. Ele faz parte da nova geração que reverencia os pioneiros da comunicação. E, mais do que isso, o respeito que o Fernando tem pelos desbravadores da televisão e do rádio faz com que ele se destaque no presente e, tenho certeza, no futuro. Conhecendo os erros e os acertos do passado podemos fazer um novo amanhã. E a televisão e o rádio precisam de ajuda porque hoje passamos por um momento sério de transição. Que o Fernando Morgado sirva de exemplo para quem está começando no mundo da comunicação. Parabéns, Fernando. Você tem uma missão muito bonita. Ainda vai colaborar muito com o nosso Brasil.”
Christiano Blota, jornalista e apresentador de TV