Coordenação de comunicação FENAERT-UNINTER

Como consultor, Fernando Morgado coordenou a atuação da FENAERT na primeira pós-graduação do Brasil em Gestão de Empresas de Radiodifusão

Valores de marca e apresentação institucional Fanática FM

Fernando Morgado escreveu os valores da marca e o roteiro da apresentação institucional da rádio do Grupo Fanática

Voz da exposição "Rio Setecentista, quando o Rio virou capital"

Fernando Morgado é a voz oficial da exposição do Museu de Arte do Rio


Projetos realizados

Perfil

Fernando Morgado é professor, consultor, palestrante e escritor nas áreas de marketing, inteligência de mercado e comunicação. Possui sete livros no currículo, incluindo o best seller Silvio Santos: a trajetória do mito (Matrix, 2017), Cómo hacer presentaciones exitosas (Ars Optika, 2017) e Blota Jr.: a elegância no ar (Matrix, 2015).


Professor das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) e professor convidado de diversas instituições, como Universidad Autónoma Metropolitana do México, ESPM e PUC-Rio. Integra o Núcleo de Estudos de Rádio (NER) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


Palestrante, Fernando Morgado já falou para empresas e entidades como ABERT, Grupo Paranaense de Comunicação (grpcom), Grupo de Mídia e SBT.


Foi consultor da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (FENAERT) e da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP). Atuou na área de inteligência de mercado do Sistema Globo de Rádio, onde também participou do planejamento estratégico e integrou o Comitê de Programação da Rádio Globo. Foi comentarista da Rádio MEC, falando ao vivo, toda semana, no quadro “O rádio faz história”, do programa Todas as vozes.


Mestre em Gestão da Economia Criativa, pós-graduado em Gestão Empresarial e Marketing e graduado em Design com Habilitação em Comunicação Visual e Ênfase em Marketing pela ESPM.


É um dos autores do As origens do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre O Cruzeiro (Instituto Moreira Salles, 2013) e colaborador do Rádio: teoria e prática, de Luiz Artur Ferraretto (Summus, 2014), e Av. Paulista, 900: a história da TV Gazeta, de Elmo Francfort (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010). Também lançou duas coletâneas com artigos originalmente publicados em seu blog, um dos ganhadores do 1º Prêmio Top Blog, promovido pela Universidade Paulista (UNIP).


Tem artigos publicados por diversos veículos de prestígio, como O Globo, Comunique-se, Observatório da Imprensa, revista Marketing e o portal argentino FOROALFA.


Como designer e pesquisador da agência Tecnopop, trabalhou nos projetos de branding da Rádio Globo, CBN, BHfm e Sistema Globo de Rádio, além de ter gerenciado o projeto estratégico de marca da casa editorial Zahar.


Apresentou, no Festival Internacional de Televisão 2014, a homenagem ao programa A grande família, com a presença de Marieta Severo, Tonico Pereira, Evandro Mesquita, Lúcio Mauro Filho, Adriana Falcão, Mauro Wilson, Luis Felipe Sá e Patricia Pedrosa, e o painel “A quarta era da telenovela no Brasil”, com a participação dos autores João Ximenes Braga, Duca Rachid e Izabel de Oliveira.



Biografia resumida


Fernando Morgado é professor, consultor, palestrante e escritor nas áreas de marketing, inteligência de mercado e comunicação. Possui sete livros no currículo, incluindo o best seller Silvio Santos: a trajetória do mito (Matrix, 2017), Cómo hacer presentaciones exitosas (Ars Optika, 2017) e Blota Jr.: a elegância no ar (Matrix, 2015). Professor das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) e professor convidado de diversas instituições, como Universidad Autónoma Metropolitana do México, ESPM e PUC-Rio. Foi consultor da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (FENAERT) e da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP). Atuou na área de inteligência de mercado do Sistema Globo de Rádio. Integra o Núcleo de Estudos de Rádio (NER) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Gestão da Economia Criativa, pós-graduado em Gestão Empresarial e Marketing e graduado em Design com Habilitação em Comunicação Visual e Ênfase em Marketing pela ESPM.

Fernando Morgado